Japan Style
Código: 1000

Kit Profissional Uchiko para Manutenção de Espadas

Referência: 1000

Na compra desse produto ganhe 60 JAPS BÔNUS


Enviar
Avise-me quando estiver disponível

A manutenção de espadas Shinken consiste, basicamente, na prevenção da oxidação do corpo da lâmina, através da remoção de material lubrificante envelhecido, seguido de nova lubrificação. Apesar de tratar-se de prática simples, é de suma importância a perfeita limpeza da lâmina, sem deixar resquícios do óleo antigo, e, posteriormente, efetuar a lubrificação, de modo a untar de forma homogênea, espalhando o fluído sobre a superfície, em uma fina camada, sempre em pequenas porções. Para este procedimento, é utilizado desde a antiguidade, um tradicional conjunto de utensílios, chamado Teiredougu. 

 

O kit é composto por:
 
1. Mekuginuki 
Mini-martelo de extremidade afunilada, fabricado em metal ou bambu, é utilizado para a extração do pino de fixação Mekugi.

 

2. Uchiko
Aplicador de pó calcáreo, de finíssima granulometria, formado por um pequeno invólucro de papel japonês, com cerca de 30 à 35 gramas do mineral, encoberto por uma fina malha de tecido de algodão ou seda. Pequenas batidas do aplicador sobre a lâmina, dispersam o pó sobre sua superfície.

 

3. Nuguigami 

Papel tipo Washi, de alta qualidade, lavado para retirada de pós minerais, tinturas e demais impurezas, sendo caracterizado por sua aparência “amassada”, oriundo de seu processo de lavagem . Existem 2 tipos de nuguigami: o Shitanugui, para a retirada de óleo, e o Agenugui, para retirada do pó calcáreo. Poderão ser utilizados para o mesmo efeito, pequenas tiras de flanela macia, de algodão, que deverão ser, previamente, lavadas, para retirada da goma do tecido, corantes, ou micro-partículas de materiais sólidos de podem exercer a função de abrasivos, e arranhar a superfície da lâmina. O uso de tecidos deve ser efetuado com cautela, uma vez que fragmentos provenientes do desgaste da lâmina / acessórios metálicos (principalmente espadas em uso funcional regular), podem entranhar-se em suas fibras, e com o tempo, danificar a espada. Desta forma, inutilize-as após cada procedimento de manutenção. A reutilização mediante lavagem, não possibilita a retirada completa dos resíduos. Lenços de papel de alta qualidade também poderão servir para o mesmo efeito.

 

4. Abura 
Óleo lubrificante para prevenir a oxidação da lâmina. O milenar Chouji-abura, conhecido pelos tradicionalistas, como o peculiar óleo extraído da especiaria cravo-da-índia, foi substituído no período da 2º guerra mundial, pelo óleo mineral, mais barato e de eficácia similar, com a pequena vantagem de não oxidar-se como o lubrificante vegetal. O óleo vegetal, além de seu tradicional uso histórico para as espadas japonesas, caracteriza-se por uma melhor viscosidade / espalhabilidade na superfície da lâmina. 

 

5. Abura nurigami
Papel Nuguigami ou flanelas de algodão macio, recortados em pequenas dimensões, para que seja facilitada a aplicação do lubrificante no corpo da lâmina.

 

6. Diversos 
Conforme adequação, em alguns casos de manutenção, poderão ser utilizados: martelo de madeira / borracha, benzina retificada, cotonete, dentre outros.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


Receba nossas novidades

Fique por dentro das melhores ofertas da Japan Style por e-mail.