Kit Profissional Uchiko para Manutenção de Espadas
Referência: 1000
Na compra desse produto ganhe 60 JAPS BÔNUSA manutenção de espadas Shinken consiste, basicamente, na prevenção da oxidação do corpo da lâmina, através da remoção de material lubrificante envelhecido, seguido de nova lubrificação. Apesar de tratar-se de prática simples, é de suma importância a perfeita limpeza da lâmina, sem deixar resquícios do óleo antigo, e, posteriormente, efetuar a lubrificação, de modo a untar de forma homogênea, espalhando o fluído sobre a superfície, em uma fina camada, sempre em pequenas porções. Para este procedimento, é utilizado desde a antiguidade, um tradicional conjunto de utensílios, chamado Teiredougu.
O kit é composto por:
1. Mekuginuki
Mini-martelo de extremidade afunilada, fabricado em metal ou bambu, é utilizado para a extração do pino de fixação Mekugi.
2. Uchiko
Aplicador de pó calcáreo, de finíssima granulometria, formado por um pequeno invólucro de papel japonês, com cerca de 30 à 35 gramas do mineral, encoberto por uma fina malha de tecido de algodão ou seda. Pequenas batidas do aplicador sobre a lâmina, dispersam o pó sobre sua superfície.
3. Nuguigami
Papel tipo Washi, de alta qualidade, lavado para retirada de pós minerais, tinturas e demais impurezas, sendo caracterizado por sua aparência “amassada”, oriundo de seu processo de lavagem . Existem 2 tipos de nuguigami: o Shitanugui, para a retirada de óleo, e o Agenugui, para retirada do pó calcáreo. Poderão ser utilizados para o mesmo efeito, pequenas tiras de flanela macia, de algodão, que deverão ser, previamente, lavadas, para retirada da goma do tecido, corantes, ou micro-partículas de materiais sólidos de podem exercer a função de abrasivos, e arranhar a superfície da lâmina. O uso de tecidos deve ser efetuado com cautela, uma vez que fragmentos provenientes do desgaste da lâmina / acessórios metálicos (principalmente espadas em uso funcional regular), podem entranhar-se em suas fibras, e com o tempo, danificar a espada. Desta forma, inutilize-as após cada procedimento de manutenção. A reutilização mediante lavagem, não possibilita a retirada completa dos resíduos. Lenços de papel de alta qualidade também poderão servir para o mesmo efeito.
4. Abura
Óleo lubrificante para prevenir a oxidação da lâmina. O milenar Chouji-abura, conhecido pelos tradicionalistas, como o peculiar óleo extraído da especiaria cravo-da-índia, foi substituído no período da 2º guerra mundial, pelo óleo mineral, mais barato e de eficácia similar, com a pequena vantagem de não oxidar-se como o lubrificante vegetal. O óleo vegetal, além de seu tradicional uso histórico para as espadas japonesas, caracteriza-se por uma melhor viscosidade / espalhabilidade na superfície da lâmina.
5. Abura nurigami
Papel Nuguigami ou flanelas de algodão macio, recortados em pequenas dimensões, para que seja facilitada a aplicação do lubrificante no corpo da lâmina.
6. Diversos
Conforme adequação, em alguns casos de manutenção, poderão ser utilizados: martelo de madeira / borracha, benzina retificada, cotonete, dentre outros.